Papa Paulo VI será santo ainda em 2018, anuncia Francisco

Reprodução.
Giovanni Battista Montini, o Papa Paulo VI pode se tornar santo até o fim deste ano. Esse anúncio foi dado pelo Papa Francisco, durante um encontro com os párocos de Roma, a portas fechadas, no último dia 15 de fevereiro, na Basílica de São João de Latrão, em Roma. 
“Dois recentes bispos de Roma já são Santos [João XXIII e João Paulo II]. Paulo VI será santo este ano”, disse Francisco. 
Paulo VI governou a Igreja de junho de 1963 até a sua morte, em 06 de agosto de 1978. Ele foi beatificado no dia 19 de outubro de 2014.
Francisco disse ainda que Paulo VI foi  corajoso em seu "humilde e profético testemunho de amor a Cristo e à sua Igreja".
O beato Paulo VI nasceu em Concesio, Bréscia, na região italiana da Lombardia, e foi ordenado padre aos 22 anos. 
Doutor em filosofia, direito civil e direito canônico, serviu a diplomacia da Santa Sé e a pastoral universitária italiana, e a partir de 1937, foi colaborador direto do Papa Pio XII. Durante a II Guerra Mundial trabalhou no Vaticano com os refugiados e os judeus.
Após o conflito, em 1954, foi nomeado arcebispo de Milão. Foi criado cardeal pelo Papa João XXIII em 1958, e participou nos trabalhos preparatórios do Concílio Vaticano II. Cinco anos depois, em 21 de junho de 1963 foi eleito Papa. 
Paulo VI escreveu sete encíclicas, entre as quais a ‘Humanae vitae’ (1968) sobre o controle da natalidade, e a ‘Populorum progressio’ (1967) que abrange o desenvolvimento dos povos.
Foi o primeiro Papa a fazer viagens internacionais, tendo visitado Terra Santa, EUA, Índia, Portugal, Turquia, Filipinas e Austrália, dentre outros.
Papa Francisco ainda arriscou uma brincadeira após o anúncio: "Bento e eu estamos na lista de espera: rezem por mim!", disse. 

Fonte: Vatican News.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FUNÇÃO DO SALMISTA NAS MISSAS

O pesar do Papa pela morte do cardeal mexicano Sergio Obeso Rivera