Somos melhores quando ganhamos juntos

Somos melhores quando ganhamos juntos

A vida da gente é mesmo uma coisa engraçada. Entendê-la é um desafio (e dos grandes). Fico pensando em diversas coisas e deparo com algumas realidades intrigantes, como por exemplo, as mudanças que temos de realizar na nossa vida. Para ser concreto, tem um fato que posso citar:


Desde a infância, aprendemos que temos de crescer na vida, estudar numa boa escola, tirar boas notas, fazer bons cursos, aprender esportes e ser bons neles, fazer um bom pré-vestibular, cursar uma boa universidade, ser um bom profissional, ganhar bem, ter uma boa família etc. Ou seja, somos criados para sermos vencedores na vida. Ora, ser vencedor na vida é algo bom, porém, o ruim é que aprendemos que temos de ser vencedores como se estivéssemos competindo uns com os outros. O tempo passa, os anos se vão e, aos poucos, percebemos que essa forma de viver não é a melhor, e que mais vale a pena cooperar do que competir.

Somos incentivados a sermos melhores e vencedores, mas sempre lembrando de fazer em união com os outros, e não como uma competição

Devemos sim buscar tudo de bom, mas cooperando, sendo comunidade uns com os outros. A competição não é tão frutuosa. Nela há pessoas que vencem sim, que se dão bem na vida, mas que são infelizes, porque acabam sozinhas. Na cooperação todos vencem, e aquele que cresce é motivo de alegria para os demais. Ganhamos juntos! Foi essa a maior mudança que viver em comunidade realizou em mim. Mas é um aprendizado e, por vezes, não é fácil, porque tenho de mudar uma atitude que aprendi a ter desde pequeno. Um “condicionamento” se assim posso dizer.

Às vezes, queremos fazer as coisas direito e não conseguimos. Às vezes, lutamos para ser melhores, sabemos o que devemos fazer, mas, no final, fazemos errado. É… A vida é assim. Nós somos assim, precisamos ter paciência conosco, estamos fazendo uma passagem que não é fácil: do egocentrismo para o altruísmo.

A coragem de mudar

A cada dia me convenço mais de que a maioria de nós faz essa descoberta. Cedo ou tarde, de um jeito ou de outro, descobrimos que é melhor cooperar do que competir, somos mais felizes assim! Mas por que, mesmo descobrindo isso, alguns não mudam e continuam em nosso meio agindo como se nada tivesse acontecido? Eu também não sei. Sei que precisamos fazer uma escolha. Alguns fazem e outros não. Somos livres. Alguns tiveram coragem de “mudar” seus conceitos e se encontram com a vontade de Deus. Outros tiveram medo e continuaram vivendo da mesma forma. A escolha é pessoal e exclusiva.

Se vivemos algo desse tipo, se descobrimos, hoje, algo novo em nossa vida, se temos a impressão de que alguma coisa precisa mudar, por que não arriscaríamos? Por que não faz a experiência?

Lembre-se de que não precisamos ser melhores do que ninguém. Vive feliz, não quem está por cima das outras pessoas, mas aquele que tem a coragem de começar pequeno. É muito bom saber que não preciso ser “o bom”, mas tão somente um com os meus irmãos. Pense nisso!

Fonte: Francis Résio Torres
Comunidade Canção Nova

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FUNÇÃO DO SALMISTA NAS MISSAS

O pesar do Papa pela morte do cardeal mexicano Sergio Obeso Rivera